Qual o propósito de uma pesquisa de intenção de voto?
- Consultor e Diretor
- 29 de mai.
- 2 min de leitura

É dizer quem está “na frente” da “corrida eleitoral”, ou apenas acentuar a força de uma persona política em referência com outras? As pesquisas eleitorais em Sergipe são – em 99,99% das vezes – pesquisas quantitativas. Significa que mostram números e porcentagens de uma pesquisa simples e direta... Ok... Isso representa seu voto e sua escolha política eleitoral?
Nós, da Cavalheiros Costa, estamos sempre observando e estudando pesquisas eleitorais. Observando com fundamentação em ciência política. Chamou nossa atenção uma pesquisa divulgada na mídia de Sergipe, principalmente rádio, sobre a “intenção de voto” em Sergipe nas eleições de 2026! Veja, é muito perigoso colocar uma pesquisa assim... Por quê e Por que? Porque não existe “intenção de voto” para 2026, em 2025... Existe apena escolha, e escolha muda de um dia para uma noite! Os números e porcentagem obtidos no período da pesquisa não representam NENHUMA NTENÇÃO DE VOTO! Representa um recall de citações políticas de nomes de políticos de Sergipe. Não tem nenhuma estrutura real e lógica ligada ao voto! Usar uma pesquisa assim é buscar uma tendência superficial e inexistente!

É preciso pontuar, nessa pesquisa, o “resultado” para Senador. Todos os candidatos tiveram apenas 1% de diferença de resultados. Porém, a margem de erro da pesquisa é de 4%. Ou seja, toda a pesquisa está na margem de erro!!!! Não ultrapassou a margem de erro! Não existe nenhum candidato “na frente” da pesquisa, como foi apresentado em emissoras de rádio de Sergipe. O que pode observar de concreto e real na pesquisa é o grande número de indecisos – gente que muda sobre escolha todo dia e não chegou nem perto de forma uma intenção de voto – e voto nulo.
É preciso colocar na cabeça dos políticos que essa pesquisas – assim nesse contexto – atrapalham e muito toda a linha de ação e narrativa política. É preciso também entender que existe gente observando e analisando de forma acadêmica e fundamentada cada dado e pesquisa que é colocada, então, senhores radialistas, estamos de olho.
FAÇA POLÍTICA, SEJA POLÍTICO, LIBERTE-SE
Comments