IGNORABIMUS
- Consultor e Diretor
- 8 de jul. de 2019
- 1 min de leitura

PENSAR POLÍTICA:
Hoje em Sergipe é comemorado a “emancipação política” do Estado do seu vizinho, Bahia. O fato político aconteceu em 08 de Julho de 1820 e hoje portanto temos 199 anos dessa “independência”. Independência? Emancipação? A cultura de massa de Sergipe é ligada as festas da Bahia. A cultura política de Sergipe é ligada a cultura política da Bahia. A nossa vizinha Bahia vai muito bem financeira e economicamente, e Sergipe como está? É possível dissertar sobre a ficção de uma Emancipação Política de Sergipe em vários aspectos, porém não vamos fazer isso.
Vamos, porém, colocar aqui um soneto belíssimo de Tobias Barreto. Esse soneto detalha bem o sentimento político de liberdade e luta que cresce no peito de todo Sergipano. Um sentimento de liberdade contra o velho modo de fazer e ser político. Você sabe o motivo das estrelas na bandeira de Sergipe e o que significam? Leia esse magnífico soneto e reflita.
Segue o grande poema de Tobias Barreto:
IGNORABIMUS
“Quanta ilusão!... O céu mostra-se esquivo E surdo ao brado do universo inteiro... De dúvidas cruéis prisioneiro, Tomba por terra o pensamento altivo.
Dizem que o Cristo, o filho do Deus vivo, A quem chamam também Deus verdadeiro, Veio o mundo remir do cativeiro, E eu vejo o mundo ainda tão cativo!
Se os reis são sempre os reis, se o povo ignavo Não deixou de provar o duro freio Da tirania, e da miséria o travo,
Se é sempre o mesmo engodo e falso enleio, Se o homem chora e continua escravo, De que foi que Jesus salvar-nos veio?...”
Tobias Barreto, 1880
Comments