POLÍTICA SERGIPANA
Ontem saiu mais uma pesquisa para Governo De Sergipe, ok... Sendo a Cavalheiros Costa também um Hub de ciência política e análise de política, vamos colocar aqui alguns pontos que a mídia não coloca, os candidatos não falam, e você cidadão, precisa saber sobre pesquisas, vamos lá:
1 – A pesquisa foi feita pelo IFP (Instituto França de Pesquisa), como toda pesquisa, essa também tem um período de coleta de dados. Geralmente uma semana, ou seja, a pesquisa é um recorte, um reflexo de uma realidade marcada no tempo que foi apurado. A PESQUISA – NENHUMA PESQUISA – representa o todo! O resultado de uma eleição, ou mesmo o resultado parcial. Quem aparece “na frente” em uma pesquisa pode chegar “atrás” no dia da eleição e vice-versa. Então você tem que ter em mente que a pesquisa fala sobre o que o votante falou em um período passado. Hoje, o resultado da pesquisa que foi divulgada ontem pode ser absolutamente diferente.
2 – Os candidatos – políticos – falam sobre pesquisa. Falam que estão na frente e etc. Entretanto, a pesquisa tem regras e mostra posições que os candidatos não falam. A pesquisa é muito mais que “tantos %” para um e “tantos %” para outro... Observe quem foi que fez a pesquisa, que rigor técnico tem. Se o grupo que fez a pesquisa já foi ligado ou tem aproximação com algum “lado político”. É preciso sempre lembrar do livro COMO MENTIR COM ESTATÍSTICA de Darrell Huff. É exatamente isso....
3 – A pesquisa divulgada ontem para Governo De Sergipe não mostra ninguém na frente! Se um candidato tem 15,4%, outro 15,1% e outro 14,0% com uma margem de erro na pesquisa que pode chegar sempre em 5%, como então tem “alguém na frente”? Todos estão empatados na margem de erro! Quem poderia ficar “na frente” era então BrancoNulo com 21,7% e Indecisos com 26,3%... Ou seja, o que a pesquisa mostra mesmo não é quem está na frente, mostra é que o cidadão sergipano – a priori – não quer ninguém. Ou ao menos não sabe em quem votar. O cidadão quer votar, gosta de votar, só não tem ninguém para amar...
É preciso observar bem esses dados. É preciso pesquisar e parar para analisar bem o que é colocado de forma abrupta e sem explicação para você, votante.
Seja Político. Faça Política. LIBERTE-SE!
Comments